CORRENDO CONTRA A GRIPE
Data: 16/02/2012
Geralmente confundida com um simples resfriado, a gripe (influenza) tem um impacto subestimado.
O que é gripe?
A gripe, também conhecida por influenza, é uma infecção do sistema respiratório causada por um vírus.
A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. É frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico correto é feito mediante exame laboratorial específico.
Qual é a duração de uma gripe?
Os sintomas respiratórios como tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Geralmente, entre a infecção inicial e o fim da doença, a gripe pode estender-se por períodos que vão de uma a duas semanas.
Quais são os sintomas da gripe?
Febre ou sensação de febre/arrepios
Tosse
Garganta inflamada
Nariz escorrendo ou entupido
Dores musculares
Dores de cabeça
Fadiga (muito cansaço)
Algumas pessoas podem ter vômitos e diarréia, embora esta seja mais comum em crianças do que em adultos.
Como a gripe é transmitida?
O vírus da gripe propaga-se principalmente por gotículas quando as pessoas com gripe espirram, tossem ou falam. Essas gotículas podem atingir a boca ou o nariz de pessoas que estão próximas, contaminando-as. Também, pode-se contrair a gripe ao tocar em uma superfície ou objeto que tenha o vírus da gripe.
Quais são as complicações da gripe?
As complicações da gripe podem incluir a pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação e agravamento de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes.
O vírus da gripe circula o ano inteiro?
A maior circulação dos vírus da gripe ocorre anualmente no outono e inverno em regiões temperadas. Em alguns países tropicais, os vírus da gripe circulam por todo o ano com um ou dois picos durante a estação chuvosa.
Como eu posso me prevenir contra a gripe?
A melhor maneira de prevenir a gripe é através da vacinação contra a gripe.
O vírus Influenza A(H1N1) pandêmico continua circulando?
No dia 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o início da fase pós-pandêmica da gripe H1N1. Isso significa que o vírus continua circulando no mundo, mas junto com outros vírus sazonais (da gripe comum) e em intensidade diferente entre os países.
Devo tomar a vacina contra a gripe em 2012, mesmo se eu fui vacinado contra o H1N1 pandêmico?
Sim. Você precisa receber a vacina contra gripe sazonal, mesmo se você foi vacinado contra o H1N1 na temporada passada. A vacina contra a gripe é atualizada a cada ano para oferecer proteção contra os três tipos de vírus da gripe que apresentam maior circulação.
Quem pode contrair a gripe?
Qualquer pessoa pode contrair a gripe, mesmo as pessoas sadias. A gripe pode ser transmitida 1 dia antes do início dos sintomas e até 5 das após. Algumas pessoas estão sob risco aumentado de desenvolver complicações caso sejam infectadas pela gripe, como por exemplo idosos, crianças pequenas, portadores de diabetes ou asma, cardiopatas, pneumopatas ou portadores de doenças renais.
Que benefício tenho ao me vacinar contra a gripe?

Proteção contra o vírus influenza ou gripe e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.
Redução do absenteísmo à escola e ao trabalho.
Redução do risco de transmissão de gripe para membros familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes hospitalizados.

Clínica de Vacinação Imunize
Unidade I Unidade II
Av. Heráclito Graça, 100 Av. Antônio Sales, 3443
85 3226-1086 85 3258-2115