A lista de benefícios que o exercício proporciona para a sua saúde.
Data: 03/08/2017

Antes de começar, não deixe de ir
ao médico e fazer uma avaliação física. Isso vai prevenir lesões e outros
problemas de saúde que podem prejudicar a sua motivação.



 1. Coração: a corrida exige que o
coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se
fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio
(alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção
sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se
tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sanguínea pelo corpo,
cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.



 2. Pulmões: correr faz com que o
volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração.
Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.



 3. Ossos: estimula a formação de
massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a
osteoporose.



4. Pressão arterial: correr
estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de
sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a
velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é
trabalhando a velocidade em terrenos plano.



 5. Cérebro: aumenta os níveis de
serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas
quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a
depressão.



 6. Peso: quanto maior a
intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda
a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma
hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.



 7. Colesterol: diminui os níveis
de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o
nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos
graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.



 8. Estresse: com a corrida, há
liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.



9. Sono: fazer atividade física,
melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o
exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de
bem-estar e ajuda a relaxar.



 10. Músculos: a corrida ajuda a
melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos
musculares, deixando-os mais fortes e definidos.



 11. Rins: com o aumento da
circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e
reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.



 12. Articulações: correr torna a
cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões
tão frágeis do nosso corpo.



 13. Aumenta a libido: após 30
minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais
uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos
hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.



 (Site: www.minhavida.com.br)



Anexo: