Escolhas saudáveis fazem a diferença
Data: 10/04/2012

Fala-se muito sobre alimentação correta,
saudável, balanceada, nutritiva... mas ainda há dúvidas sobre o que isso
realmente quer dizer na prática, ou seja, na hora das refeições. 


Os nutrientes necessários ao organismo estão
presentes em um prato variado, colorido e composto basicamente de três grupos
básicos de alimentos: construtores (proteínas animais e vegetais), energéticos
(carboidratos e gorduras) e reguladores (frutas, legumes e verduras).


Saladas verdes devem ser consumidas em
abundância e boas opções são chicória, alcachofra, espinafre, brócolis e
agrião. Estes contêm nutrientes que previnem doenças além de muita fibra
necessária para o bom funcionamento intestinal.

Para beber, sucos naturais e frescos garantem vitaminas e minerais essenciais
para regular as funções vitais. E não pense que doces estariam cortados do seu
cardápio. Não! Mas as melhores escolhas são aqueles preparados com mel, açúcar
mascavo ou com o açúcar natural das frutas doces.


Lembrar sempre que quanto menos refinado e livre de aditivos for o alimento
melhor ele será em termos de saúde. Portanto: trocar a farinha branca pela
integral, açúcar refinado pelo mascavo ou adoçantes naturais, os sucos
artificiais pelos naturais das frutas, as proteínas gordas por proteínas magras
(queijos brancos, carnes com pouca gordura) e assim por diante. Com tudo isso a
melhor troca que você estará fazendo mesmo é a da doença pela saúde.

Respeite o seu corpo e nem pense em dietas mirabolantes, pois emagrecimento só
acontece a partir do momento que aplicamos a mudança de hábitos. Saiba que na
batalha contra os quilos extras, e á favor da saúde, o nutricionista também é
seu aliado.!



Sandra Moura Aragão

Nutricionista – CRN 2221