Cacilda Furtado


Contando minha história


Eu sou Cacilda Furtado. Entrei para o mundo das corridas no ano de 2007, depois de observar uma corrida de rua, minha primeira experiência foi a corrida do Iguatemi. Os meus primeiros treinos responsáveis pela maioria das minhas conquistas foram realizados no Clube de Corrida Caprius, na qual sou orgulhosa e muito agradecida pelo carinho dos amigos.

A partir daí quase não perdi nenhuma corrida realizada em Fortaleza, também já participei de  três São Silvestres (São Paulo) e de nove Meias-Maratonas, sendo três em Santiago do Chile, com um 3º lugar na categoria em 2010, duas no Rio de Janeiro, duas em Buenos Aires e duas em Fortaleza, com um 1º lugar na categoria em 2012.

Participo também das corridas de cross country, Caprius Cross, e das corridas de aventura Ases Adventure. Conquistei nesses últimos cinco anos aproximadamente 150 medalhas e 32 troféus de 1º, 2º e 3º lugar na minha categoria (65 anos acima).

Guardo com carinho inúmeras fotos de corridas, o que agradeço aos meus amigos Manoel Djacir Braga e sua esposa Vandinha, que fizeram até um filme para mim, com o titulo “Cacilda é show”. Alem da pratica de corridas, vou a praia, frequento academia, jogo vôlei e frescobol.

Praticar esporte é só alegria e felicidade! Eu amo a natureza e correr é sentir a natureza ao meu redor. Não tenho inimigos, somente amigos e de cada um eu guardo um bem-querer dentro do meu coração. Todos os corredores que conheço são os meus grandes admiradores, e tenho o maior carinho por todos eles.

No campo profissional sou funcionária da Universidade Federal do Ceará, terminei um mestrado na área de sociologia, na França, onde morei quase 5 anos na cidade de Toulouse, quando tive a oportunidade de conhecer inúmeras cidades da França, Espanha, Itália e Portugal. Tenho duas filhas e dois netos maravilhosos. Agradeço a Deus todos os dias por tudo que tenho na vida, eu gosto do meu viver, da minha vida assim, correndo sempre com alegria.

Dentro desse exemplo de vida, a Caprius elege a atleta Cacilda Furtado para ser nosso Destaque da Semana.


Parabéns!


Lia Campos,


Ela sempre gostou de exercícios físicos, principalmente natação, onde treinava próximo de sua casa. Depois de se mudar para outro bairro, ficando distante das piscinas, passou a pedalar e caminhar. Detestava corrida! Após assistir a uma prova de triatlo passou a encarar aquilo que detestava, a corrida.

Há oito anos, após algumas provas de triatlo, transformou a corrida de rua na sua grande paixão. Sua primeira prova foi os 10km organizado pela ACAV, isso em 2004. Em 2008, realizou em Fortaleza a sua primeira meia maratona e no ano seguinte, em Curitiba, a sua primeira maratona.

Hoje, depois de enfrentar várias corridas no Brasil e no exterior é destaque em quase todas as provas de Fortaleza. Não só pelo seu desempenho, mas pela sua presença. Amiga de todos os corredores, ela está sempre disposta a colaborar para que tudo saia da melhor forma. É também uma grande incentivadora e voz ativa em todas as matérias sobre o assunto.

Dentro deste contexto abreviado a Caprius elege a Lia Campos para o Destaque da Semana.


Parabéns!


Manoel Djacir


Estamos acompanhando o seu trabalho representado pelos seus personagens Zorro e Mosquito da Dengue. Para muitos, talvez passe despercebido a razão de tudo isso. Não é fácil correr neste Ceará com essa fantasia, mas para o Djacir tudo tem um significado. Zorro representa a justiça, contra mesmo aqueles que deveriam pô-la. O Mosquito da Dengue representa o descaso a nossa saúde, que anda muito deficitária. É com esses simbolismos que o nosso atleta Djacir chama a atenção de todos. Com o uniforme no corpo e a máquina fotográfica na mão é capaz de ver o que muitos não conseguem. Tudo numa buscar incessante de melhor qualidade de vida para todos. Quem corre já está fazendo a sua parte, cuidando da sua saúde, dando exemplo de bons costumes, evitando noitadas regadas a álcool e tabaco e por aí vai. O Djacir vai além... Ele registra, publica, questiona e sempre de forma equilibrada e bem fundamentada.

Está sempre presente nas corridas de rua, nas corridas de Aventura, nas ultras maratonas, no Ceará e fora dele, não deixando de lado o bom humor que lhe é peculiar.

Nós da Caprius nos sentimos privilegiados em contar com sua presença em nossos eventos, sempre disposto a colaborar para que tudo saia da melhor forma. Muitas vezes o  encontramos assistindo a montagem do evento, o sol nem raiou no horizonte e lá está o nosso atleta com o seu personagem.

Depois desse link fraterno do Djacir com a Caprius, não poderia deixar de homenageá-lo nesta semana.


Parabéns!


Colombo Cialdini


Há dez anos, Fortaleza começou a desfrutar de um grande evento de corrida de rua, com a 1ª edição da Meia Maratona de Fortaleza. Um desafio difícil para uma cidade  com temperatura média elevada, desde o início do dia.

Durante esses anos, acompanhamos o crescimento desse evento de corrida genuinamente cearense e hoje alcançamos a sua 10ª edição. A prova cresceu e com ela milhares de corredores já enfrentaram os 21 km, que para muitos experientes em corridas, reconhecem que esse desafio aqui em Fortaleza cresce de significado. É merecedor de elogios todos aqueles que completaram essa distância.

A partir da segunda edição, a prova que tem o objetivo de comemorar o aniversário da cidade (no dia 13 de abril), passou a comemorar também o Dia do Exército (19 de abril), com a distância de 10 km, denominada Corrida Guararapes.

Dentro deste contexto, o destaque da Caprius desta semana é para o empreendedor Colombo Cialdini, que à frente da empresa Mandacaru Adventure, vem realizando de forma inovadora e determinada, essa prova, tendoconcluído neste ano, com muito sucesso, a sua 10ª edição. 


Parabéns!


Walter Amaral


Gen. Júlio Lima Verde


Na oportunidade em que a CAPRIUS disponibiliza seu novo site, não poderia deixar de destacar neste espaço, um desportista apaixonado pelas corridas de rua em Fortaleza, o General Júlio Lima Verde.
Nos anos de 2003 a 2005, como Comandante da 10ª Região Militar, apoiou a realização de várias provas, além de motivar outros comandantes militares e entidades civis, a promoverem essa democrática modalidade esportiva. Corredor de rua desde 1982, sempre procurou fazer das corridas seu passatempo preferido, tendo participado de várias maratonas no Brasil e no exterior.  Como organizador, teve participação ativa em sete edições da Maratona de Brasília e em inúmeras corridas de rua no País. É também o diretor do site Corredores de Rua do Ceará (Corce).
Desta forma, presto neste espaço esta singela homenagem ao esportista, ao amigo e ao grande incentivador das corridas de rua em nossa Capital. Parabéns!


Walter Amaral