Nome: Manoel Nogueira de Queiroz Neto (“Neto”) -

Como ficou deficiente: Manoel Nogueira Queiroz Neto nasceu em 1972. Até seus 15 anos enxergava normalmente. Depois disso, foi perdendo a visão devido um descolamento de retina. Na época os médicos disseram que ele não poderia usar óculos e nem fazer cirurgia. Atualmente é classificado como atleta B2 por médicos do Comitê Paralimpico Brasileiro. Um atleta B2 reconhece a forma de uma mão, sua percepção visual não ultrapassa 2/60 e seu campo de visão alcança um ângulo inferior a cinco graus. A letra "B" refere-se ao tremo Blind, que significa cego, segundo a International Blind Sport Association (2005).

Quando e como começou no esporte: No início de 2011 foi convidado pelo amigo Heron, também atleta de atletismo e deficiente visual, para treinar na Faculdade Estácio – FIC-Fortaleza. Em seguida, Heron convidou-lhe para treinar também na Universidade Federal do Ceará (UFC).

É atleta da Associação Panacéia e do Laboratório de Atividade Motora Adaptada e Percepção-Ação (LAMAPA), coordenado pela profª Dra. Adriana Inês de Paula da Universidade Federal do Ceará.

Onde treina?

Treina na UFC de segunda a sexta-feira até meio-dia (atletismo, musculação e natação) sob a orientação do Prof. Nilo. Terças e quintas-feiras treina na Estácio – FIC-Fortaleza das 19h as 21h, com Prof. Cláudio.

Principais resultados: Bicampeão cearense nos 1.500m rasos (2010 E 2011), campeão norte-nordeste nos 1.500m rasos e 3º lugar no ranking (2011), bicampeão no campeonato baiano nos 5.000m rasos (2011 e 2012), sendo que este ano estabeleceu o recorde da competição. Já tem 22 corridas de rua no currículo, sendo que começou nas provas de rua em 2011. No dia 02 de novembro de 2012 tornou-se o 1º deficiente visual a correr uma corrida cross no estado do Ceará. Nesse dia, ele participou do 20º Caprius Cross com seu amigo e guia Aurifran Barroso, obtendo um excelente resultado: 36º Colocado no Geral, com o tempo se 47 min e 50 segundos.

Guias: Jorge (atleta), Iranildo Rodrigues da Silva - “Nildo” (atleta, estudante de Educação Física) – CEUC-UFC, Aurifran Barroso (atleta, Fisioterapeuta, estudante de Educação Física-UFC, membro do LAMAPA)

Sua mensagem: “Todas as pessoas, se tiverem vontade, podem atingir seus objetivos”.

Agradecimentos: Agradecemos a presença do Manoel Neto na 20ª Corrida Caprius Cross. Confesso que foi surpresa para todos seu excelente resultado. Por esses motivos, a Caprius elege para destaque da semana o nosso amigo e atleta deficiente visual, Neto.

Parabéns!

Projeto Iguatemi Vida - 

Não há nada melhor que começar o dia fazendo atividades físicas. Pensando nisso, desde 2004 o Iguatemi Vida tem levado saúde e bem estar para os moradores de Fortaleza. Se a vontade é entrar em forma em 2012, aproveite e faça sua inscrição gratuita no Iguatemi Vida e pratique as atividades acompanhado por dois professores de educação física qualificados. A idade mínima para os exercícios é de 15 anos e para fazer parte deste clube saudável basta apresentar eletrocardiograma de esforço e atestado médico.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 6h às 7h e das 7h às 8h.

Iguatemi Vida – Um projeto social do Shopping Iguatemi Fortaleza


Mais informações: 
(85) 3242-5475.


Dicson Falcão


Dicson Falcão teve o primeiro contato com o esporte bem cedo, quando tinha 9 anos de idade, participou de uma tradicional corrida para crianças e adolescentes de Fortaleza, a “São Pivete”, que ainda acontece todo mês de Dezembro no bairro Carlito Pamplona. Anos mais tarde, continuou treinando nas categorias de base. Com 14 anos, começou a conquistar os primeiros títulos não só dentro do estado, mas também em competições no Norte e Nordeste do Brasil. Aos 16 anos, já estava participando do primeiro campeonato Brasileiro de Atletismo no Paraná, e com 18 já era recordista Norte/Nordeste em algumas provas.

Em 2005 ingressou na universidade em busca da graduação no curso de Educação Física. E na faculdade conquistou seus principais títulos como atleta. É tricampeão Brasileiro Universitário da prova dos 3.000m com obstáculos, é detentor do atual recorde Brasileiro da mesma prova, obtido em Santa Catarina. Hoje também detém alguns resultados expressivos em provas de rua, como melhor marca do Ceará na Meia maratona Internacional do Rio de Janeiro e diversos títulos em corridas de Fortaleza. Assim foi no Caprius Cross, obtendo o recorde da prova com 29 min 34 seg, nos 7km. Essa é uma prova que tem uma variação de piso, passando do asfalto, para areia e piçarra, com alguns pequenos obstáculos pelo caminho, como córregos dunas e matas.

Durante os anos na faculdade teve a primeira oportunidade de trabalhar com corrida, desta vez não só como atleta, mas como professor estagiário de uma das primeiras assessorias de Fortaleza, a Stark. Um ano depois, através de um convite de seu irmão Davison Falcão que também estava terminando a graduação em Ed. Física, criaram a KM Assessoria Esportiva, com o intuito de implantar uma metodologia de trabalho diferenciado no ramo das corridas de rua. Hoje, a KM Assessoria, com 4 anos de existência, já está entre as maiores assessoria de corrida de Fortaleza, graças ao empenho e trabalho da equipe de profissionais como sua esposa, Profª Socorro e o Prof° Oswaldo, que juntos com seus alunos fizeram a família KM.

Por essa história vencedora, a Caprius Comunicação & Eventos elege para Destaque da Semana o atleta, pai e professor Dicson Falcão.

Parabéns!


CAP QOBM – Antônio Gilberto Cavalcante


Antigamente no interior do nosso estado quase não se via pessoas fazendo atividades físicas. O dia-dia e a falta de informação sobre saúde e bem-estar não possibilitavam tirar um tempo para cuidarem do corpo, isso era para o “pessoal da capital”. Os tempos mudaram e hoje é comum passarmos por uma cidade do interior no fim da tarde e vermos pessoas correndo em ciclovias ou até mesmo junto às rodovias de acesso a cidade. Uma dessas cidades que se destaca nessa atividade de corrida é a cidade cearense de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Um dos responsáveis por esse dinamismo é o Capitão Bombeiro Militar - Antônio Gilberto Cavalcante, nato daquela cidade.

Cap Cavalcante iniciou seus estudos nas escolas municipais de Limoeiro do Norte, cursou ensino médio na Escola Lauro Rebouças de Oliveira e Colégio Diocesano, o qual desde esse período já era adepto ao esporte, principalmente o atletismo e a natação, participando inclusive de algumas competições estudantis. Serviu o Exército no ano de 1988 e depois foi trabalhar no setor privado. Em 26 de março de 1990 ingressou como soldado nos quadros da Polícia Militar através de concurso público. Em 05 de setembro de 1993 solicitou desligamento dos quadros da Polícia Militar e ingressou como soldado no Corpo de Bombeiros Militar através de concurso público. Quatro anos depois, foi aprovado no concurso para Curso de Formação de Oficiais (CFO), o qual também veio a se destacar no atletismo e natação, participando das competições entre as Academias de Formação de Oficiais do Brasil. Em 2004 terminou o Curso de Educação Física. O Cap Cavalcante é formado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2003 e é pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistro.

Ao assumir o Comando do Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte-CE, sua cidade natal, no dia 05 de fevereiro de 2007, desenvolveu e executou um programa de incentivo ao esporte, em particular a corrida de rua, criando a hoje tão conhecida Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar de Limoeiro do Norte. Paralela a Corrida do Fogo, criou ainda a Corrida do Córrego de Areia, a Corrida de Quixaba e por último, a Corrida da Amizade, unindo a cidade de Limoeiro a cidade de Tabuleiro.

Hoje, Limoeiro do Norte não só faz parte do circuito de corridas do estado, os atletas limoeirenses também estão no topo do ranking entre os melhores corredores de rua. Esse trabalho de concentrar os melhores corredores para representar a cidade de Limoeiro nas corridas do nosso estado se iniciou com o Cap Cavalcante e ficou sob a coordenação do seu irmão Gildenir Cavalcante.

Esse belo trabalho com resultados altamente positivos, foi o grande motivo para o Cap Cavalcante investir cada vez mais no esporte através da corrida de rua. Não mediu esforços para dar apoio aos grupos que praticam de algum tipo de esporte. Compartilhando nossos pensamentos, ele entende que através do esporte o jovem pode se modificar e assim, podemos modificar a realidade de sua comunidade.

Dentro desse contexto abreviado, a Caprius elege o Cap Bombeiro Militar - Antônio Gilberto Cavalcante para destaque da semana.

Parabéns!


Augusta Barbosa,

Criada no interior, Augusta tinha como diversão andar a cavalo, jogar futebol com seus irmãos e no colégio foi campeã na brincadeira de "bandeirinha". Adorava as aulas de educação física e nunca foi sedentária. Iniciou a prática da corrida de rua com seu irmão, que já corria desde 2004 pelas ruas de Fortaleza. Em 2006 quando frequentava uma academia, lá formaram um grupo de corrida para participar da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento e ela ingressou no grupo e começou a treinar na esteira da academia. Seu treinamento baseava-se em aulas de bodycombat e 30 minutos na esteira, mas foi no Circuito de Corridas da Caixa daquele ano que ela iniciou definitivamente no mundo das corridas.

Nesse esporte, sua vida mudou. Trouxe bem estar, felicidade e muitas amizades que duram até hoje. Mesmo com uma vida muito atribulada com a profissão de contadora, sempre conseguiu manter uma rotinha sem abrir mão das suas atividades físicas.

Em 2010, como conselheira e coordenadora de ações institucionais, passou a fazer parte da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC - CE, onde lutou para passar para os demais colegas a sua experiência de vida no mundo dos esportes, em particular a corrida de rua, que era uma forma barata e genérica, para alcançar a todos os envolvidos. Foi então que começou a desenvolver o Projeto Contabilista Campeão, que tem como objetivo chamar a atenção do contabilista para  sentirem a importância de se levar uma vida com mais saúde. O projeto também se estende para as ações no sentido de inserir no dia a dia dos profissionais da contabilidade atividades de lazer, esporte e interação social.

Hoje o projeto realiza treinos semanais nas quartas-feiras e aos sábados sob a orientação do Prof Bruno Capelo, dividido em três categorias: iniciantes, intermediários e avançados. A participação dos campeões nos eventos é um verdadeiro programa de família, correr para o Contabilista Campeão virou lazer.

Augusta, com apoio do presidente do CRC-CE, Sr. Cassius Coelho, realizou o grande marco do projeto, a criação da Corrida do Contabilista, no ano de 2011, já a participação nesta edição com mais de 1.000 corredores. A corrida deu a categoria uma visão maior dos objetivos do Projeto Contabilista Campeão. Em 2012, está previsto a segunda edição. Vamos aguardar!

Por essas razões, escolhemos a corredora Augusta Barbosa para Destaque da Semana.

Parabéns!