Meia Maratona de Fortaleza - É com muita alegria que acompanhamos a evolução da nossa maior corrida de rua do estado do Ceará, a Meia Maratona de Fortaleza. Tudo começou em 2003, ainda de forma tímida, mas já em 2004 a organização iniciaria com o Exército Brasileiro uma parceria que neste ano completa dez anos. O motivo foi a proximidade entre duas datas bastante significativas: o dia 13 de abril marcando o aniversário de criação da cidade de Fortaleza e o dia 19 de abril assinalando a criação do Exército.  Como a prova de 21 km, já havia acontecido em 2003, a Corrida Guararapes, com 10 km, estrearia em 2004, iniciando essa feliz parceria. Posteriormente, foi incorporada à prova, a distância de 5 km, possibilitando o ingresso de novo segmento – os iniciantes das corridas de rua. Os locais de largada e chegada passaram do Aterro da Praia de Iracema (2003/2004), para a Avenida da Fortaleza, ao lado das muralhas do Forte de Nossa Senhora da Assunção (2005/2006) para, a partir de 2007, se fixar no bosque do Marina Park Hotel, onde permanece até os dias atuais.

Em 2013, na sua 11ª Edição, temos a perspectiva de contarmos com uma prova com mais de sete mil participantes e com uma infraestrutura espetacular. Ao longo do tempo a prova evoluiu bastante e graças aos acertos e também às falhas, sempre presentes, é que o evento chega ao presente como uma prova vitoriosa, se firmando no cenário regional, por sua organização, destacada premiação, incluindo o sorteio de um automóvel para os participantes que concluem as diferentes distancias. Por toda essa história plena de realizações é que apresentamos a Meia Maratona de Fortaleza como o nosso Destaque da Semana.

Parabéns!


Newton Ventura de Vasconcelos Júnior é um professor de dois estabelecimentos de ensino desta capital, dedicado e um amante das corridas de rua. Começou sua atividade como atleta há 15 anos e já participa de corrida de longas distâncias. É apreciador deste esporte por ser prazeroso, democrático e acessível a todos. Está sempre de alto astral, contagiando a quem está a sua volta. Correr para o Newton é como se chamasse para dar um passeio pelo mundo encantado.

Depois de participar desses longos treinos, na companhia de amigos, veio à ideia de criar em 2012, o Desafio das Pontes, com um percurso de 24 km, unindo a ponte da Barra do Ceará à ponte do Rio Cocó, na praia do Caça e Pesca.

Em 2013, realizou a 2ª edição do Desafio das Pontes, sempre com muito sucesso, só que dessa vez com um número bem maior de participantes. Seu grande sonho é transformar esse desafio numa maratona.

A Caprius esteve presente nesses Desafios das Pontes, apoiando com as inscrições de quase todo atletas, além de divulgar esse evento.

Por acreditar nesse trabalho voluntário do Newton Ventura, é que a Caprius o coloca como Destaque da Semana.

Parabéns!


Nome: Manoel Nogueira de Queiroz Neto (“Neto”) -

Como ficou deficiente: Manoel Nogueira Queiroz Neto nasceu em 1972. Até seus 15 anos enxergava normalmente. Depois disso, foi perdendo a visão devido um descolamento de retina. Na época os médicos disseram que ele não poderia usar óculos e nem fazer cirurgia. Atualmente é classificado como atleta B2 por médicos do Comitê Paralimpico Brasileiro. Um atleta B2 reconhece a forma de uma mão, sua percepção visual não ultrapassa 2/60 e seu campo de visão alcança um ângulo inferior a cinco graus. A letra "B" refere-se ao tremo Blind, que significa cego, segundo a International Blind Sport Association (2005).

Quando e como começou no esporte: No início de 2011 foi convidado pelo amigo Heron, também atleta de atletismo e deficiente visual, para treinar na Faculdade Estácio – FIC-Fortaleza. Em seguida, Heron convidou-lhe para treinar também na Universidade Federal do Ceará (UFC).

É atleta da Associação Panacéia e do Laboratório de Atividade Motora Adaptada e Percepção-Ação (LAMAPA), coordenado pela profª Dra. Adriana Inês de Paula da Universidade Federal do Ceará.

Onde treina?

Treina na UFC de segunda a sexta-feira até meio-dia (atletismo, musculação e natação) sob a orientação do Prof. Nilo. Terças e quintas-feiras treina na Estácio – FIC-Fortaleza das 19h as 21h, com Prof. Cláudio.

Principais resultados: Bicampeão cearense nos 1.500m rasos (2010 E 2011), campeão norte-nordeste nos 1.500m rasos e 3º lugar no ranking (2011), bicampeão no campeonato baiano nos 5.000m rasos (2011 e 2012), sendo que este ano estabeleceu o recorde da competição. Já tem 22 corridas de rua no currículo, sendo que começou nas provas de rua em 2011. No dia 02 de novembro de 2012 tornou-se o 1º deficiente visual a correr uma corrida cross no estado do Ceará. Nesse dia, ele participou do 20º Caprius Cross com seu amigo e guia Aurifran Barroso, obtendo um excelente resultado: 36º Colocado no Geral, com o tempo se 47 min e 50 segundos.

Guias: Jorge (atleta), Iranildo Rodrigues da Silva - “Nildo” (atleta, estudante de Educação Física) – CEUC-UFC, Aurifran Barroso (atleta, Fisioterapeuta, estudante de Educação Física-UFC, membro do LAMAPA)

Sua mensagem: “Todas as pessoas, se tiverem vontade, podem atingir seus objetivos”.

Agradecimentos: Agradecemos a presença do Manoel Neto na 20ª Corrida Caprius Cross. Confesso que foi surpresa para todos seu excelente resultado. Por esses motivos, a Caprius elege para destaque da semana o nosso amigo e atleta deficiente visual, Neto.

Parabéns!

Projeto Iguatemi Vida - 

Não há nada melhor que começar o dia fazendo atividades físicas. Pensando nisso, desde 2004 o Iguatemi Vida tem levado saúde e bem estar para os moradores de Fortaleza. Se a vontade é entrar em forma em 2012, aproveite e faça sua inscrição gratuita no Iguatemi Vida e pratique as atividades acompanhado por dois professores de educação física qualificados. A idade mínima para os exercícios é de 15 anos e para fazer parte deste clube saudável basta apresentar eletrocardiograma de esforço e atestado médico.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 6h às 7h e das 7h às 8h.

Iguatemi Vida – Um projeto social do Shopping Iguatemi Fortaleza


Mais informações: 
(85) 3242-5475.


Dicson Falcão


Dicson Falcão teve o primeiro contato com o esporte bem cedo, quando tinha 9 anos de idade, participou de uma tradicional corrida para crianças e adolescentes de Fortaleza, a “São Pivete”, que ainda acontece todo mês de Dezembro no bairro Carlito Pamplona. Anos mais tarde, continuou treinando nas categorias de base. Com 14 anos, começou a conquistar os primeiros títulos não só dentro do estado, mas também em competições no Norte e Nordeste do Brasil. Aos 16 anos, já estava participando do primeiro campeonato Brasileiro de Atletismo no Paraná, e com 18 já era recordista Norte/Nordeste em algumas provas.

Em 2005 ingressou na universidade em busca da graduação no curso de Educação Física. E na faculdade conquistou seus principais títulos como atleta. É tricampeão Brasileiro Universitário da prova dos 3.000m com obstáculos, é detentor do atual recorde Brasileiro da mesma prova, obtido em Santa Catarina. Hoje também detém alguns resultados expressivos em provas de rua, como melhor marca do Ceará na Meia maratona Internacional do Rio de Janeiro e diversos títulos em corridas de Fortaleza. Assim foi no Caprius Cross, obtendo o recorde da prova com 29 min 34 seg, nos 7km. Essa é uma prova que tem uma variação de piso, passando do asfalto, para areia e piçarra, com alguns pequenos obstáculos pelo caminho, como córregos dunas e matas.

Durante os anos na faculdade teve a primeira oportunidade de trabalhar com corrida, desta vez não só como atleta, mas como professor estagiário de uma das primeiras assessorias de Fortaleza, a Stark. Um ano depois, através de um convite de seu irmão Davison Falcão que também estava terminando a graduação em Ed. Física, criaram a KM Assessoria Esportiva, com o intuito de implantar uma metodologia de trabalho diferenciado no ramo das corridas de rua. Hoje, a KM Assessoria, com 4 anos de existência, já está entre as maiores assessoria de corrida de Fortaleza, graças ao empenho e trabalho da equipe de profissionais como sua esposa, Profª Socorro e o Prof° Oswaldo, que juntos com seus alunos fizeram a família KM.

Por essa história vencedora, a Caprius Comunicação & Eventos elege para Destaque da Semana o atleta, pai e professor Dicson Falcão.

Parabéns!