Anderson Monteiro



 Há 4 anos fez sua 1ª corrida no 10km da Meia de Fortaleza, ainda como aluno do curso de Educação Física da UNIFOR. Participou desta prova como a maioria das pessoas inicia na corrida de rua, como uma aventura. Completou com dificuldade, pois não era preparado para tal desafio, mais concluiu. Depois disso se tornou um apaixonado por corrida de rua. Nesse início destaca o Prof. Américo Ximenes, na época, Presidente da Federação Cearense de Atletismo, como seu grande incentivador.

Atualmente já participou de seis Meias Maratonas, em várias cidades como Fortaleza, Florianópolis, São Luis e Rio de Janeiro. Também já correu duas vezes a São Silvestre e partindo para mais uma este ano, em São Paulo.

Hoje, seu maior objetivo é participar de uma maratona, que já tem data marcada para 6 de abril de 2014, na cidade de Santiago, no Chile.

Como profissional, começou como estagiário na Sirius Assessoria Esportiva, onde agradece até hoje a oportunidade. Em seguida, estagiou com Taiana Lonmman Team. Depois dessas paradas, resolveu se lançar no mercado montando sua própria Assessoria Esportiva.

Em Julho de 2011, surgiu a AM Assessoria Esportiva, onde trabalha com treinamento físico, caminhada, corrida, bike, natação, personal e preparação física para concursos. Desenvolve seus treinos para seus alunos em planilhas individualizadas, de acordo com o objetivo de cada um deles.

Anderson Monteiro é bacharel em Educação Física, graduado em Licenciatura Plena pela Unifor e Pós-Graduando em Treinamento Desportivo – UECe.

Por essa trajetória profissional, a Caprius nomeia o Prof. Anderson Monteiro para o Destaque da Semana.


Helen Marçal

Desde criança já gostava de aventura, participando de trilhas e brincando de explorar a natureza. Em 2007, por intermédio de uma amiga, começou a participar de provas dessa modalidade. Sua primeira distância percorrida em competição foi de 5 km, na Praia do Futuro, mas essa pequena distância mais parecia uma maratona para Hellen. Quanto terminou, a euforia misturada com a emoção fez dessa atleta anônima uma pessoa conhecida no mundo das aventuras do Ceará e do Brasil. Esse sabor de vitória ao concluir uma prova é que faz da sua vida esportiva algo de superação pessoal.
O tempo foi passando e a jovem atleta foi amadurecendo em competição, viajando para vários estados para competir. Por sorte do destino encontrou sua metade que também gosta de  compartilhar desses momentos, casou e também fez do seu marido  um atleta. Ele sempre estar presente apoiando nas provas mais difíceis.
Hoje a Corrida de Aventura e a Orientação são suas paixões! O contato com a natureza, viver a aventura de desbravar novos lugares, trabalhando a mente, superando desafios é uma sensação indescritível. É um esporte emocionante que transformou a vida de Hellen Marçal.
Foi com esse espírito perseverante e determinado que a Caprius indica a atleta Hellen Marçal para ser a Destaque da Semana.


Juliana Marques

Uma pessoa alegre de muitos amigos, tem 28 anos e é conhecida por alguns pela sua história de superação. Perdeu 34kg e hoje é uma atleta com A maiúsculo. 
Em 2011 decidiu que precisava fazer alguma coisa, pois estava no auge do sobrepeso, com 94 kg e era fumante. Definitivamente não estava feliz.
Começou fazendo um regime por conta própria e parando de fumar. Iniciou na caminhada e aos poucos sentiu a liberdade para alçar voos maiores.Por uma coincidência e sorte, enquanto perdia peso, ganhou uma cortesia para a Corrida do Coração, em junho de 2012 e resolveu arriscar. Correu 3 km e depois percebeu que faltava um esporte na sua vida, a CORRIDA.
A partir daquela data não parou mais! Perdeu 34kg, entrou numa academia e, em abril de 2013, correu a Meia Maratona de Fortaleza.
Hoje faz duathlon (ciclismo e corrida), participa do Circuito de Corrida de Aventura – ASES Adventure e tem como meta para este ano, correr mais três meias maratonas. 
Com toda essa determinação e entusiasmo para o esporte, em benefício do seu corpo e da sua mente é que destacamos a Juliana Marques como a Destaque da Semana.
Parabéns!

Esta semana nosso destaque não se resumiu a uma só pessoa, esta semana vamos dar este destaque para estas três pessoas maravilhosas, como pessoa e como atleta. São elas: Fátima Maria Lopes da Silva, Antonia Aldeni Araújo e Maria Marleane de Sousa. Três meninas que mudaram suas vidas com a atividade física.
Onde tudo começou? Tudo começou com o projeto social denominado Projeto Iguatemi Vida. É um projeto gratuito que visa atender pessoas de todas as idades para a prática atividade físicas. Funciona a mais de oito anos nas dependências do Shopping Iguatemi, nas terças e quintas feiras, das 6 às 8 horas, para duas turmas.
Voltando as nossas destaques, elas não ficaram só no projeto, aos poucos foram melhorando as suas condições físicas e começaram a se aventurar nas corridas. Um dia ouvi da Fátima, ao terminar uma prova do Circuito Caprius Cross “Walter, não sei quem é o mais louco se sou eu ou se é você, pois nunca pensei em estar aqui fazendo isso”. Hoje, a Aldenir estar entre as três melhores atletas do estado, na sua categoria, já armazenando 53 troféus na sua residência. Fátima, Maleane e Aldenir não perdem uma corrida e como se não bastassem, elas não faltam aos longões da Caprius/Ultragaz, nas quartas feiras à noite, correndo 12 km pelas ruas da cidade.
A amizade e o compromisso assumido entre elas são impressionantes, mesmo quando uma está ausente, elas sempre se comunicam e se acertam para as suas próximas conquistas, tudo coordenado pelo trabalho da Marleane, que é a responsável pelo grupo para definir a participação, passar e-mail e confirmar as inscrições.
Para elas, o tempo é só um detalhe!
Escolhemos essa pequena história, que fez mudar tudo na vida dessas três pessoas maravilhosas, para servir de exemplo para muitas que gozam de boa saúde e que precisam de um estímulo ou mesmo de um exemplo para começar uma vida melhor. 
Cito a frase de  Zach Sobiech, um jovem americano que morreu aos 17 anos, desenganado pela sua doença, quando disse: “Você não precisa descobrir que vai morrer para começar a viver”
Por esses motivos, a Caprius escolheu essas três meninas de alma e de coração para o quadro Destaque da Semana da Caprius.
Parabéns!


Meus caros leitores! 
Gostaria de apresentar o nosso "Padre Corredor". Seu nome é Fernando Antonio Carvalho de Costa. Tive o prazer de recebê-lo no Longão Noturno da Caprius.
Leia a história narrada pelo próprio autor.

Olá amigos!

Eu sou o Pe. Fernando Antonio e gostaria de compartilhar com vocês esta conquista pessoal com reflexos no meu exercício ministerial para o bem da comunidade.

Na verdade eu nunca pratiquei muito atividade física, a qual não passava de alguma participação nas exigências escolares. Durante o período de preparação para o sacerdócio a opção do futebol foi a mais acessível, mas a consciência alimentar nunca acompanhava.

Já como padre no ano de 2010 e trabalhando na paróquia onde atualmente tive a oportunidade de ser convidado para abençoar uma academia, FIT ONE, uma vez que sendo amigo da família de um dos proprietários (Caio Marx) surgiu o convite e então, fui.

Nesta ocasião colhi as informações mas, no princípio, eu achei tudo muito exigente: nutrição? (comer menos? E o meu delicioso sanduíche com bacon? Pizza e chocolate?) Redução de peso? (na época eu estava quase com 100Kg) Exercícios periódicos semanais? (eu não tenho tempo pra isso tudo não) Correr? (Nem pensar! É ruim hein! Quando subo escada quase tenho um ataque, o coração dispara e não consigo respirar).

O fato decisivo é que concordei em fazer um exame de avaliação física, pois não estava me sentindo muito bem. Então, o Caio me disse que não tinha boas notícias! (Obesidade – Risco de diabetes – Cardiopatias – 35% do peso era só gordura). Daí em diante tomei a decisão e uma atitude radical – chamamos isso de conversão – e pensei; “se tenho força de vontade e disciplina espiritual então vou transportar também esses valores que aprendi na minha vivência e formação cristã para o benefício da minha saúde”.

Comecei aos pouquinhos com a musculação, exercícios aeróbicos, reeducação alimentar e então veio o maior desafio: correr 5Km em equipe (Maratona do Pão de Açucar) seguido do 24º Longão da Caprius. Hoje eu não perco um “longão” e demais provas de rua (gosto muito de correr).

Como conciliar tudo isso? O tempo tem que ser bem medido para poder conciliar os compromissos sacerdotais e os treinos além do calendário das corridas. Descobri que é uma questão de prioridade cuidar da saúde, do condicionamento físico até mesmo para poder servir melhor o povo de Deus. Normalmente a cada mês me inscrevo em alguma prova e estou de olho em melhorar o tempo. Quando estou em viagem por ocasião de um curso levo sempre o tênis e vejo a programação do local e as condições para fazer alguma “corridinha básica” além de alguma atividade de força e alongamento, se a programação é um retiro gosto de propor alguma caminhada enquanto rezamos o terço, enfim são atividades que se entreajudam! Obrigado e com alegria nos encontraremos pelas provas de rua! Vamos correr! Pe. Fernando Antonio .

É por essa garra e determinação que nomeamos o Pe Fernando Antonio como o Destaque da Semana.